EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, SEJA ÁGUA!
- Fernanda Brentegani
- 22 de mar. de 2020
- 5 min de leitura

Tenho certeza que como eu, nos últimos dias você esteja recebendo uma imensidão de informações sobre o COVID-19, pessoas preocupadas com sua saúde, com a economia, muita notícia séria, mas também muita coisa ruim.
Em meio disso tudo, fica aqui a minha reflexão: “acredito sim que este período pode servir para as pessoas se unirem e fazer do mundo um lugar melhor, sem guerra, sem arrogância e sem competição. Acredito sim que este momento pode tirar de cada um de nós o nosso melhor e fazer com que o ser humano perceba o quanto que unidos somos capazes de vencer os piores momentos”.
Está todo mundo procurando dar sua opinião, cada um com sua teoria da conspiração, mas isso de nada vai servir para resolver o problema, não irá fazer com que o vírus pare de circular.
Também acredito que muitos tem a sensação que este é o pior momento da história da humanidade. E sabe porque pensamos assim? Porque estamos dentro dele, porque o nosso sofrimento, os nossos medos e inseguranças sempre serão maiores que os sentimentos e dificuldades das pessoas que passaram por períodos semelhantes ou até pior a este.
Sabe o que vai fazer esta situação ser diferente ou menos complicada? É a nossa alegria, a nossa capacidade de sorrir mesmo quando tudo parecer perdido!
É importante obedecer à quarentena? Sim, muito importante e isso envolve várias questões, inclusive nos adaptarmos a novos hábitos, que de início, para a grande maioria é muito complicado, mas depois tudo vai se ajeitando.
Procure sorrir mais! Quando a pessoa dá risada, eleva a sua energia, e libera endorfina que além de regular a nossa imunidade combate a depressão e a ansiedade. Em tempos de crise, esse ingrediente pode ser um recurso incrível para mostrar para o próximo seja aí na sua casa, seja através do telefone, computador ou tablet QUE “JAMAIS DEVEMOS PERDER AS ESPERANÇAS”.
E nesse momento cada um pode fazer o seu papel, todo mundo tem algo de bom que pode oferecer que irá ajudar uma pessoa necessitada. Vamos fazer das nossas redes sociais e meios disponíveis de comunicação um lugar acolhedor, de AJUDA e que mobilize as pessoas a “FAZER O BEM SEM VER A QUEM”. Faça a sua parte, evite ficar disseminando informações que só irão alarmar as pessoas, deixa para os órgãos responsáveis passar as informações necessárias para que sejamos capazes de nos proteger, SEM NECESSARIAMENTE ter quem entrar em PÂNICO.
Nós precisamos priorizar a saúde de todos, e isso inclui a saúde mental de cada um, porque sentimentos como o medo, insegurança, incerteza, solidão, tristeza, preocupação, ansiedade, entre outros irão surgir e vários deles ao mesmo tempo. E aí o que nos resta?
A esperança e a coragem para acreditar QUE TUDO VAI PASSAR! E pode ter certeza, se você tiver com sensação de que está sendo útil agora, se você olhar para o próximo com mais EMPATIA E SOLIDARIEDADE, você também irá se sentir melhor.
A situação é grave? Sim, é muito grave! Pois, se trata de um vírus que ainda não sabemos como parar, diz respeito a vidas que estão sendo perdidas, famílias que estão sendo destruídas, afastadas, sonhos interrompidos, TEM MUITA COISA IMPORTANTE EM JOGO que nos faz refletir no fato de que muitas das coisas as quais valorizamos hoje não possui sentido algum.
Agora não tem classe social, plano de saúde, raça ou religião “TOMOS SOMOS IGUAIS”. O coronavírus está aí para nós humanos demonstrar o quanto podemos amar e dar o nosso melhor ou despertar o nosso pior. Está em nossas mãos, é um teste que temos que passar, e para isso é importante manter a calma, o equilíbrio e continuar lutando pela VIDA!
Se tomarmos medidas descabidas, se o pânico e a histeria falar mais alto, o impacto vai ser muito maior. Vamos passar por dificuldades? Sim! Vamos sofrer? Com certeza! Pessoas irão morrer? Muitas já morreram, MAS TUDO VAI PASSAR!
A humanidade já passou por isso no passado e vai passar de novo agora. Só não podemos deixar que o coronavírus cause um impacto muito maior do que ele poderia causar.
Entenda que as coisas no decorrer dos dias podem piorar, mas depois vai ficar melhor, e este é momento de fazer que este melhor chegue antes, que quanto menos pessoas se infectar, melhor para nosso sistema de saúde. Porque, aí quando as pessoas que estivem precisando de ajuda consigam ser atendidas e mais vidas serem salvas.
Então minha gente, não vamos pensar somente em nosso “umbigo” e esquecer dos outros, não vamos criar uma histeria acreditando que o apocalipse está aí e temos que nos matar para sobreviver.
Se você está lendo este texto, eu convoco você a se posicionar a favor de um bem maior, na sua família, na sua comunidade e para todos, afinal NÓS NÃO ESTAMOS SOZINHOS!
E TE PEÇO: NÃO PERCA A ESPERANÇA! SEJA OTIMISTA, POIS TUDO VAI PASSAR!
NÃO DEIXE O MEDO E O DESESPERO IMPACTAR NEGATIVAMENTE A SUA VIDA E DAS PESSOAS A SUA VOLTA, ISSO PODE GERAR UM PROBLEMA MUITO GRANDE.
E NÃO SE POSICIONE PERANTE A SUA VIDA COMO SE NÃO HOUVESSE MAIS POSSIBILIDADES. Porque elas estão aí, certamente não são as mesmas que antes, mas você pode utilizar este momento parado em sua casa para refletir, estudar, projetar a sua vida quando tudo acabar, acredite, é possível passar pelos problemas com mais leveza se tirarmos o foco do problema e começarmos a pensar em SOLUÇÕES. Não estou falando para agir como se nada estivesse acontecendo, pelo contrário, muita coisa está fora da nossa zona de atuação, mas também tem muita coisa que podemos fazer AGORA para que tudo que estamos enfrentando se torne mais leve.
Seja um inspirador e não desanimador!
Vamos fazer uma corrente onde o amor, solidariedade, empatia, esperança fale mais alto do que o desespero, a intolerância, o egoísmo e desesperança. Seja água!
Por muito tempo em minha vida eu não fui água e sempre escutei “Fernanda, você precisa aprender a ser água, senão você vai sofrer, pois, uma hora as coisas podem dar errado e você pode não saber lidar com as dificuldades”. Hoje, sou eu que estou pedindo a você: SEJA ÁGUA!
E, porque água? Porque a água ela se adapta qualquer lugar, ela preenche qualquer forma, se você for água com certeza saberá passar por este período com muito mais sabedoria e experiência.
Uma hora, o vírus será contido e tudo isso vai acabar. As pessoas voltarão para suas rotinas e, quando isso acontecer, você tem duas possibilidades:
1º olhar para trás e perceber que você não fez nada e, nessa altura vai ficar mais difícil juntar os cacos, ou;
2º olhar para trás e ver que apesar de tudo, você conseguiu reagir e hoje se encontra mais preparado para SE LEVANTAR;
E saiba que, para qualquer alternativa, a ESCOLHA OCORRE AGORA!
Espero sinceramente que TODOS FIQUEM BEM!
Com carinho,
Fernanda Brentegani
.jpeg)



Comentários