DORMIR BEM TAMBÉM EMAGRECE
- Fernanda Brentegani
- 14 de dez. de 2018
- 3 min de leitura

Você sabia que dormir bem também ajuda no processo de emagrecimento?
Pois é! Dormir bem é fundamental para uma boa saúde, longevidade e também para o emagrecimento. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Annals of Internal Medicine (2004), é preciso dormir bem a noite para se obter bons resultados em dietas para emagrecer. A pesquisa demonstrou que quem dorme pouco em média de 5,5 horas de sono aproximadamente, tem uma redução de 55% em perda de gordura e que apenas duas noites mal dormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, aumentado um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). O resultado prático: você acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem.
Quando você dorme as horas necessárias (7 a 8 horas aproximadamente), o seu corpo produz um hormônio chamado HCG que é o hormônio do crescimento e do emagrecimento. O HCG ele é responsável pela produção de músculos e eliminar as piores gorduras do corpo humano que estão localizadas na área visceral, gordura esta que pode ocasionar inúmeros problemas de saúde como, por exemplo, doenças cardiovasculares, hipertensão, gordura no fígado, entre outros. Quando uma pessoa dorme pouco ela deixa de produzir o HCG necessário para o emagrecimento, aumentando assim a sua gordura.
Outra substância que se encontra relacionada ao sono é a melatonina. Esta substância tem o poder de regular o ciclo do sono, e de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Pineal Research, a deficiência desta substância irá atuar em diferentes mecanismos que contribuem para a regulação de peso. A ausência ou a falta desta substância poderá causar a diminuição do metabolismo, a ampliação da resistência á insulina e o aumento do apetite que tem como consequência o aumento de peso.
Também é importante enfatizar que um bom sono pode reduzir muito o stress que também pode afetar no aumento de peso. O stress em excesso libera um hormônio chamado cortisol, e o efeito no cortisol no corpo é devastador porque além dele aumentar o desejo por alimentos processados, gordurosos e que fazem mal a saúde ele produz inchaço no corpo.
Sendo assim, fica inviável falar em emagrecimento sem que você preste atenção em como ter um sono tranquilo e bem dormido respeitando as horas de descanso que seu corpo necessita. Além de todos estes fatores hormonais, a falta de sono acarreta cansaço, e isso faz com que você não tenha muita disposição para praticar atividades físicas, queimando menos calorias e deixando o seu metabolismo mais lento.
Dicas para dormir bem:
- Evite o consumo de carboidratos e alimentos estimulantes como por exemplo a cafeína após as 18 horas;
- Evite celulares, computadores e televisão perto do horário de dormir;
- Realizar atividades físicas intensas durante a noite também pode despertar o seu corpo e te causar insônia;
- Treine seu corpo para deitar na cama somente se for para dormir e quando estiver com sono. Isso evita que você fique remoendo seus problemas antes de dormir, o que irá te gerar ansiedade e insônia;
- Procure relaxar 10 minutos antes de dormir. Você pode fazer uso da meditação e respiração diafragmática;
- Chás calmantes como erva doce, melissa e jasmim podem ser grandes aliados;
- Crie em seu quarto um ambiente escuro e evite barulhos;
- Conforto é fundamental, portanto, deixe sempre a sua cama aconchegante e tenha um bom colchão de dormir;
.jpeg)



Comentários