Entenda como a neurociência irá ajudar você no processo de emagrecimento
- Fernanda Mário Brentegani
- 14 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

A grande dificuldade dos profissionais que trabalham no emagrecimento é controlar a compulsão alimentar. Que profissional nunca se frustrou diante de uma situação onde o paciente não consegue cumprir com o combinado no tratamento? Que profissional que nunca se frustrou quando vê que não está tendo resultados satisfatórios no seu cliente? Ou pior, quem nunca se frustrou de ver aquele paciente que emagreceu voltar a sua forma antiga (efeito sanfona)? Dentro deste contexto, saiba como a neurociência pode ajudar o seu cliente a emagrecer definitivamente.
A neurociência nada mais é do que o estudo do sistema nervoso, sua estrutura, desenvolvimento, evolução, relação com o comportamento, com a mente e suas alterações. O cérebro humano consiste em 6 bilhões de neurônios. Através da neurociência, hoje sabemos que é possível mudar nosso cérebro, se recuperar, estabelecer novas conexões neuronais e restabelecer as já existentes, e isso damos o nome de Neuroplasticidade. Portanto, o ser humano tem o poder de esculpir seu próprio cérebro através de novas conexões neurais que são feitas através de sinapses.
Para que tudo isso aconteça, tudo é questão de formação de hábitos que se formam através de um pensamento, que leva a um sentimento e que após é levado a um comportamento, há um hábito e enfim, a transformação acontece.
A Neuroplasticidade é uma ferramenta muito benéfica que o profissional utiliza no paciente que deseja emagrecer, de modo que, quando o paciente emagrece de dentro para fora, aprendendo a mudar seus pensamentos a respeito de ser magro, se alimentar, mudar seus hábitos ele consegue emagrecer definitivamente. Por exemplo, imagine um paciente que passou por um processo de emagrecimento e se encontra 30 quilos mais magro. De repente, ele se vê com um corpo magro, mas com a cabeça de uma pessoa obesa, consequentemente, tempos depois ela volta a engordar progressivamente até voltar a forma antiga. Mas, se este mesmo paciente for programado para ter um novo hábito em sua vida ele vai conseguir pensar como uma pessoa magra e se manter em forma.
Agora você me pergunta: Mas como tudo isso é possível?
Para realizar a criação de uma nova estrada neurológica através de um novo pensamento e uma nova postura ou sentimento, é necessário um novo comportamento e um novo discurso padrão. Como já foi dito, isto é realizado através de novas conexões neurais que são pontes feitas entre as células nervosas para a transformação de sinais elétricos ou químicos. Nossos neurônios estão transmitindo sinais elétricos através de nossos pensamentos a todo o instante em nossa mente, moldando assim quem você quer se tornar. Por exemplo, quando uma pessoa pensa que não vai dar certo, que não é possível emagrecer, no seu cérebro isso irá se tornar verdade, porque o que você percebe da sua realidade, acaba criando uma nova conexão neural, que se formará com a informação recebida do meio e, seu comportamento diário irá se corresponder ao pensamento que você está tendo de você mesmo.
Por isso, quando um cliente está passando por um processo de emagrecimento é fundamental para o sucesso de seu tratamento que o profissional trabalhe a mente de seu cliente para que ele consiga emagrecer definitivamente. Ele tem que ter consciência que através do seu pensamento, ele cria sua própria realidade.
Dentro deste contexto, baseado em todos os princípios da neurociência nos tornamos naquilo que pensamos e acreditamos. Todos somos dotados de Neuroplasticidade e nossos neurônios podem ser estimulados a formar novas conexões neurais através de pensamento, dos sentimentos e, fatores como o meio e ações pode moldar sua mente e a sua realidade. Assim, o paciente passa a ter uma nova visão de si mesmo e sobre o emagrecimento que tanto procura.
Todos nós estamos repletos de muitos pensamentos destrutivos, crenças que nos limitam e que podem nos destruir nos deixando até doentes. A mudança de pensamento irá ajudar o cliente a se libertar destes pensamentos e se transformar.
Para realizar todo este processo, através da Neuroplasticidade, existem quatro chaves (caminho neural) utilizadas para mudar o cérebro do obeso, são eles:
1º um novo pensamento:
2º um novo sentimento
3º um novo comportamento, atitude ou ação
4º um novo discurso padrão
Para conseguir mudar a mente do obeso é preciso mudar o caminho neural que ele está condicionado a pensar, sentir, fazer e falar. Os nossos pensamentos podem mudar e reorganizar estas ideias para ajudar o paciente a emagrecer. Se você mudar o pensamento do obeso, você irá conseguir mudar seus hábitos definitivamente. Mas todo esse processo é um caminho que o profissional tem que saber aplicar no seu paciente para que as conexões cerebrais antigas desapareçam.
No processo de Coaching de Emagrecimento, um psicólogo, médico, nutricionista utiliza ferramentas específicas que trabalham a cabeça do paciente para conseguir essa transformação, eliminando de vez os pensamentos que sabotam o cliente de emagrecer, como também utilizam técnicas que responsabilizam e fazem com que o paciente se comprometa com este processo e aprenda a lidar com a compulsão alimentar. O coaching de emagrecimento, no entanto, através destas ferramentas e da Neuroplasticidade, tem que trabalhar motivação, mudança comportamental do paciente, desenvolver auto eficácia, responsabilidade, valores, propósitos, controle da emoção, autonomia e aprendizado para conseguir todo o objetivo que se propõe. Ele tem que ter ferramentas e técnicas para garantir resultados no seu cliente e conscientiza-lo a uma vida melhor.
Fernanda Brentegani,
Psicóloga especialista em Acupuntura, Terapias Naturais e Coaching de Emagrecimento.
Comments